sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Sejam bem-vindos ao nosso blogue!


Hoje irei continuar a falar do cancro da próstata, mais concretamente no que é.

Na próstata encontram-se vários tipos de células; no entanto, a maioria dos cancros - 99%, desenvolve-se nas células glandulares, que são aquelas que segregam o fluido prostático e chamam-se adenocarcinomas.

Existem outros tipos de cancro na próstata, mas são muito raros (sarcomas, carcinomas de pequenas células, carcinomas de epitélio de transição); como tal, aqui iremos apenas falar do adenocarcinoma.

Na maioria das vezes, o cancro da próstata cresce lentamente; estudos efectuados mostram que, aos 80 anos, 70 a 80% dos homens tem cancro da próstata, muitos deles sem sintomas e sem terem sido diagnosticados.
Quando o cancro da próstata se dissemina, ou seja, metastiza para fora da próstata, as células cancerosas são, muitas vezes, encontradas nos gânglios linfáticos vizinhos. Se o cancro atingiu estes gânglios, é provável que as células cancerosas tenham metastizado através do sistema linfático, para outros gânglios linfáticos, para os ossos ou para outros órgãos.

Por hoje é tudo! Fiquem bem!
Até para a semana!
TJHA!!!

3 comentários:

Os insaciáveis disse...

Olá :)

Ainda não tinhamos deixado no vosso blogue nenhum comentário...mas temo-lo visitado muitas e muitas vezes!!

Esperamos que tenham muito sucesso e consigam passar a mensagem, pq de facto, todos juntos podemos ajudar!!!

Os Insaciáveis

paula disse...

Olá alunos! Nunca é demais falar sobre este assunto e muito menos ajudar estes doentes e respectivas famílias. Parabéns pela vosso trabalho e espírito de solidariedade. Bem - haja! A professora de Biologia.

Anónimo disse...

Olá TJHA!!! Espero sinceramente que consigam sensibilizar ainda mais pessoas... O vosso tema é muito actual e infelizmente "bate à porta" de qualquer um.Vamo-nos juntar e ajudar aqueles que mais precisam. Continuem! Um beijo da MSMC