segunda-feira, 17 de maio de 2010

Cancro do pulmão - Diagnóstico

Olá.
Como já devem ter reparado hoje irei falar sobre as possíveis formas de dectetar a presença de um cancro do pulmão.
Para ajudar a detectar a causa dos sintomas referidos anteriormente, o médico pode pedir que o paciente realize alguns exames, nomeadamente, radiografia torácica,  exame físico, citologia da expectoração (exame microscópico das células obtidas de uma amostra de muco dos pulmões, obtido através da tosse).Não esquecendo é claro, de estudar também o seu historial clínico, bem como o da sua família. Para confirmar a presença de cancro do pulmão, é necessário examinar todo o tecido do pulmonar, através de uma biopsia. A qual consiste na remoção de uma pequena amostra de tecido, que será posteriormente examinada ao microscópio por um patologista, podendo ser assim confirmado um cancro do pulmão. Para obtenção deste tecido, podem ser seguidos vários procedimentos:
  • Broncoscopia: Consiste na inserção de um broncoscópio (um tubo fino e iluminado), dentro da boca ou nariz o qual é empurrado através da traqueia, para verificar as passagens de ar. Através deste tubo, o médico pode recolher células ou pequenas amostras de tecido.
  • Aspiração por agulha: Consiste na inserção de uma agulha no tumor, através do peito, para remoção de uma amostra de tecido.
  • Toracocentese: Remoção uma amostra do fluido que envolve os pulmões, com a ajuda de uma agulha, para procurar células cancerígenas.
  • Toracotomia: Cirurgia que consiste na abertura da cavidade torácica, que tem como objectivo a examinar as estruturas expostas.

Por hoje é tudo!
Até para a semana.