quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Olá a todos da novo!


Bem esta semana vou falar-vos um pouco mais sobre o cancro da pele. Anteriormente, falei de como se podia prevenir um dos tipos de cancro da pele - melanoma. Agora, vou abordar com mais incidência nos outros dois tipos de cancro da pele que existem, o seu diagnóstico e o tratamento.


Para começar os 2 tipos de cancro da pele mais frequentes são:

  • Basalioma ou carcinoma baso-celular;
  • Carcinoma espinocelular ou pavimento-celular.

O carcionoma baso-celular é o tipo de cancro cutâneo mais frequente e atinge as pessoas de pele mais clara que se expõem regularmente ao sol. Pode manifestar-se sob a forma de um nódulo rosado e brilhante, de crescimento lento ou de uma ferida superficial, que surge sem causa aparente e que não revela tendência para a cura espontânea.


O carcionoma espinocelular e é o segundo mais frequente. Atinge igualmente os grupos profissionais que estão permanentemente expostos ao sol, mas de grupos etários mais avançados que no caso do basalioma. Na maior parte dos casos surge sobre as chamadas queratoses solares ou actínicas, mas também pode originar-se a partir de cicatrizes, pós-queimadura, úlceras e fístulas crónicas ou em pessoas que estiveram muito tempo em contacto com agentes carcinogénicos.

Todavia, quando diagnosticado e tratado a tempo tem elevadas probabilidades de cura.
Para terminar, espero que visualizem o vídeo para que fiquem mais elucidados.



http://www.youtube.com/watch?v=ae9g2zevphQ

Bom resto de semana e até Quarta...!

Beijinhos, Andreia