sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Olá amigos...

e cá estou de novo para vos manter informados. Como o que disse hoje vou falar-vos do cancro da próstata. Mas antes disso gostava de referir que ontem foi um dia muito especial para nós porque foi o dia mundial da luta contra o cancro!

Falando agora sobre o tema do cancro da próstata, e já agora de números, este tipo de cancro causa aproximadamente 1800 mortes, 1 em cada 6 homens virá a ter diagnostico de cancro,e 1 em cada 35 acabará por falecer.
 
O que é a próstata??
A próstata faz parte do sistema reprodutor masculino. Localiza-se à frente do recto e sob a bexiga. O
tamanho de uma próstata saudável é semelhante ao de uma avelã. A sua função é a secreção do fluido prostático, que faz parte do esperma e ajuda na protecção e nutrição dos espermatozóides. A próstata envolve a parte inicial da uretra, tubo que liga a bexiga ao exterior e através do qual a urina sai para o exterior.

Se a próstata aumentar muito de tamanho, o que normalmente acontece com a idade, pode comprimir a uretra e provocar problemas urinários, limitando o fluxo de urina, desde a bexiga até ao exterior. Esta situação benigna é frequente nos homens a partir dos 50 anos de idade e chama-se hipertrofia benigna da próstata (HBP). Esta situação deve merecer sempre a observação por um médico especialista – Urologista, já que a sintomatologia inicial pode confundir-se com a do cancro prostático.

O funcionamento da próstata, está muito dependente das hormonas masculinas "normais", os androgénios, sendo o principal, a testosterona. Os testículos são a principal fonte de testosterona, embora as glândulas supra-renais (2 pequenas glândulas, de forma triangular, situadas no pólo superior de cada rim) também produzam testosterona, embora em pequenas quantidades. Na próstata, a testosterona é transformada noutra substância, a dihidrotestosterona-DHT (através de uma enzima chamada 5-alfa-reductase), que estimula a próstata a crescer, podendo conduzir à HBP.

E assim me despeço...
Até para a semana...e TJHA!!

Tiago