sexta-feira, 23 de abril de 2010

a terapia do cancro da mama pode custar 3 mil euros!



Olá a todos vocês!
Espero que tenham tido uma boa semana...
Hoje enquanto pesquisava algo, encontrei uma notícia devastadora!

"O Infarmed proibiu a utilização, em meio hospitalar, do medicamento Avastin® para o tratamento dos doentes com cancro da mama metastático e do cancro do pulmão de células não-pequenas.
Para o primeiro caso, o Infarmed não encontrou valor terapêutico acrescido para o doente e no segundo verificou ligeiros benefícios, “mas o custo do medicamento foi considerado excessivo”, conclusões da própria autoridade.
 Ao que o Correio da Manhã apurou, cada tratamento para o cancro da mama com o Avastin® custa três mil euros por sessão. Em média, o doente faz uma sessão em cada três semanas.
O Infarmed argumenta que a avaliação assenta “em critérios de natureza técnico-científica que permitam a demonstração do valor terapêutico acrescentado e da respectiva vantagem económica dos medicamentos.”
Carlos Oliveira, da Liga Contra o Cancro, estima que nos hospitais universitários “estejam a ser tratadas com o Avastin® 16 mulheres” e critica a decisão do Infarmed, sublinhando que todos os medicamentos oncológicos são caros. Adianta que o argumento da taxa de sobrevivência não se aplica porque nestes cancros trata-se de tentar prolongar a vida do doente com qualidade. “Se o Estado não quer gastar dinheiro escusa de andar com subterfúgios”, diz.
Ricardo da Luz, da Sociedade Portuguesa de Oncologia, afirma que estas decisões são um presságio em relação a novos medicamentos que aguardam decisões há mais de um ano."

Esta é uma notícia que chateia alguns doentes, visto que há cada vez mais mulheres e homens a ter cancro da mama. Quem não tiver posses para esta terapia o que há-de fazer?!

Bom meus caros amigos por esta semana, é tudo. Pensei nesta realidade que vos mostrei hoje!

TJHA
Tiago