terça-feira, 23 de março de 2010

Tratamento Médico - Transplante de Células Estaminais

Olá Amigos!

Bem está-se aproximar o final do 2º Período, e com isso os relatórios para Área de Projecto. Por esse mesmo motivo é que eu não pode colocar aqui a minha informação. Mas aqui estou eu hoje.

Hoje irei falar sobre Transplante de Células Estaminais.
Este tratamento consiste na destruição de células cancerígenas como glóbulos brancos anormais da medula óssea. Essa destruição é efectuada através da administação de uma dose elevada de fármacos, de radiação ou de ambos.
Após esta etapa do tratamento a pessoa com leucemia recebe células estaminais saudáveis, através de um cateter colocado na grande veia, no pescoço ou na zona do peito. A partir dessas células transplantadas desenvolvem-se novas células sanguíneas saudáveis.

Tipos de transplantes de células estaminais:
  • Transplante de medula óssea: as células estaminais tem origem na medula óssea;
  • Transplante de células estaminais periféricas: as células estaminais derivam do sangue periférico;
  • Transplante do sangue do cordão umbilical: para uma criança sem dador, o médico pode usar as células estaminais do sangue do cordão umbilical. Por vezes, o sangue do cordão umbilical é congelado, para poder ser usado mais tarde.

Quanto à origem das células estaminais os transplantes podem ser:

  • Auto-Transplante: este tipo de transplante usa células estaminais da própria pessoa. As células estaminais são removidas, e as restantes células podem ser tratadas, para matar quaisquer células cancerígenas presentes. As células estaminais são congeladas e armazenadas. Depois de a pessoa receber doses elevadas de quimioterapia ou radioterapia, as células estaminais armazenadas são descongeladas e "devolvidas" à pessoa;

  • Transplante alogénico: este tipo de transplante, usa células estaminais saudáveis de um dador. O dador pode ser um irmão, uma irmã, um dos progenitores ou um dador não familiar, mas compatível. O médico faz análises sanguíneas específicas, para se assegurar que as células do dador são compatíveis com as da pessoa;

  • Transplante singénico: este tipo de transplante, usa células estaminais do gémeo (idêntico) saudável.
Depois deste tipo de tratamento, em regra geral, a pessoa fica internada, no hospital, durante várias semanas, até que esta consiga formar os seus próprios glóbulos brancos, uma vez que após o individuo é bastante susceptivél a contrair infecções.

Adeus!
Até para a semana.