quarta-feira, 12 de maio de 2010

Cancro de pele detectado em cinco por cento das pessoas rastreadas a Norte

Olá!

O Núcleo Regional do Norte da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC-N) detectou, em cerca de um ano, 50 novos casos de cancros de pele, num universo de mil pessoas rastreadas, revelou hoje fonte da instituição.
Num balanço do primeiro ano de actividade do seu serviço permanente de diagnóstico precoce do cancro da pele, a LPCC-N assina que das mil pessoas rastreadas, cinco por cento tinham cancros cutâneos, 22 por cento revelavam sinais atípicos, com tendência a degenerar, e 12 por cento apresentavam lesões pré-cancerosas.


"Apesar de se tratar de uma amostra orientada para uma população de risco, estes números reflectem um aumento da incidência de cancro de pele e a preocupação da LPCC-N em alertar cada vez mais para os riscos da exposição excessiva ao sol", afirma um comunicado daquela estrutura.


As consultas da LPCC-N para diagnóstico do cancro da pele funcionam às segundas-feiras, mediante pré-inscrição pelos telefones 225 420 682 ou 225 420 686. O serviço é gratuito e orientado fundamentalmente para pessoas de risco, com pele clara, cabelos ruivos ou louros e olhos claros, muitos sinais ou sardas, com historial de queimaduras solares na infância e com casos de melanomas na família.

Andreia