quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Tratamentos alternativos e convencionais em simultâneo ?

  
 Olá a todos!
Espero que tenham tido um bom início de semana, pois cá estou eu de novo, mas hoje vou falar-vos das consequências de usar os ttamentos alternativos e convencionais em simultâneo.


 Os especialistas alertam para risco de usar tratamentos contra o cancro alternativos e convencionais em simultâneo.Desesperados por saberem que têm cancro e em busca de um milagre, muitas pessoas recorrem às terapias alternativas, mas os médicos alertam para o risco de fazer estes tratamentos em exclusivo ou em simultâneo com a terapia convencional.

    


Para o presidente da Liga Portuguesa Contra o Cancro, Carlos Oliveira, é “um erro recorrer às medicinas alternativas como tratamento exclusivo do cancro”, porque não há nenhuma evidência científica que prove qualquer eficácia.

Por outro lado, alerta, os tratamentos não devem ser feitos em simultâneo: “Associar tratamentos alternativos à quimioterapia ou a tratamentos hormonais poderá causar interferência entre os medicamentos e os produtos utilizados nas medicinas alternativas”.

Alguns profissionais de saúde sabem que não é  possível dispensar a medicina clássica, nem é desejável, mas defende que as medicinas alternativas têm evidências que a medicina tradicional não reconhece porque não quer. 

Assim muitos esperam que a legislação sobre terapias alternativas saia da legislação sobre terapias alternativas poderá haver algumas mudanças de posições. Calcula-se uma média de 10 anos para começar a conversar com a classe médica porque o orgulho é muito difícil de engolir.

Bem por esta semana despeço-me de vocês, beijinhos
Andreia