quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Importante Prevenir !

Olá amigos!
Sou a Andreia, e vou ser eu quem vos irá informar todas as quartas-feiras, ao longo deste ano, sobre:
- Cancro da Pele;
- Cancro do Colo do Útero
- outras curiosidades e novidades relacionadas com o cancro.

Hoje vou começar por vos falar sobre o Melanoma - um tipo de Cancro da Pele.

Por vezes, os comuns sinais que cada um de nós possui são os que denunciam - o melanoma - o tipo de cancro da pele mais grave. É o preço que, muitas vezes, se paga pela abusiva exposição aos raios solares.

São extremamente preocupantes, os cerca de 10 mil casos de cancro cutâneo, que todos os anos surgem em portugal. A radiação ultravioleta, por sua vez, é culpada pelo melanoma, que provém das radiações solares, lâmpadas solares e das câmaras de bronzeamento.
No entanto, as pessoas de pele mais clara são as mais vulneráveis, já que possui menos quantidade de melanina (pigmento que confere à pele o seu tom natural), logo menos protegida esta se encontra das radiações ultravioleta. Como consequência, estas pessoas desenvolvem o melanoma com mais frequência, sendo importante o uso de protector solar.
O melanoma pode ser detectado caso haja alterações nos sinais, como já foi referido anteriormente, se neste surgirem alterações (na sua forma, cor ou textura). Logo a seguir a esta identificação, a primeira coisa a fazer é consultar um médico.
Por isso, MAIS VALE PREVENIR, para isso VISITE O SEU MÉDICO REGULARMENTE!

Bem e assim me despeço, até para a semana! :)
Beijinhos
Andreia