sexta-feira, 14 de maio de 2010

Fármaco para osteoporose reduz em 38% risco de cancro da mama


Um fármaco utilizado para combater a osteoporose reduz em 38%, sem efeitos secundários graves, o risco de contrair cancro da mama por mulheres com um alto percentual de possibilidade de sofrer da doença, segundo uma investigação recente, avança a agência EFE.
O autor do estudo, Victor Vogel, apresentou em Washington, na conferência anual da Associação de Pesquisa de Cancro, os resultados sobre o fármaco raloxifeno, segundo o diário americano USA Today.
Tanto esse fármaco como o tamoxifeno foram aprovados anteriormente para combater o cancro da mama, mas poucos médicos o recomendaram e poucas mulheres o tomaram por temerem os possíveis efeitos secundários.
O grande problema é que o tamoxifeno reduz em 50% as possibilidades de contrair cancro da mama, mas duplica o risco de cancro do endométrio, o tipo de cancro uterino mais comum, segundo o Instituto Nacional de Cancro dos EUA.
Por outro lado, o novo estudo demonstra que o raloxifeno não aumenta o risco e, por isso, especialistas consideram que poderia ajudar a diminuir as preocupações de médicos e mulheres sobre efeitos secundários.
O raloxifeno, segundo Vogel, "não é uma cura, mas é uma importante protecção para aquelas mulheres com um alto risco" de sofrer cancro da mama.

Bom por esta semana é tudo!
TJHA
Tiago