quarta-feira, 14 de abril de 2010

Vacinação em Portugal - HPV

Olá a todos vocês!
Espero que tenham tido uma Boa Páscoa, porque nós regressámos para o informar.


A vacinação para prevenir o cancro do colo do útero vai custar cerca de 17 milhões de euros no próximo ano para abarcar as jovens nascidas em 1992 e 1996. Em 2008, o custo da vacina foi de dez milhões de euros, menos quatro do que o esperado.

A vacinação contra o vírus do papiloma humano (HPV), que pode provocar o cancro, arrancou a 27 de Outubro para as raparigas nascidas em 1995, num universo estimado de 55 mil jovens, e envolveu um custo de aproximadamente 10 milhões de euros, cerca de menos quatro milhões do que o inicialmente previsto. A diminuição da factura deveu-se à negociação no concurso público para adjudicar o fornecimento da vacina com duas empresas farmacêuticas.

De acordo com as recomendações da Comissão Técnica de Vacinação e da Direcção-Geral da Saúde, em 2008 são vacinadas as raparigas nascidas em 1995, em 2009 as que nasceram em 1996 e em 2010 as jovens que nasceram em 1997. Entre 2009 e 2011 está ainda previsto vacinar as raparigas que nessa altura tenham 17 anos.


Segundo a ministra, o plano põe Portugal em segundo lugar no combate ao cancro do colo do útero, só atrás da Grã-Bretanha. A vacina é principalmente direccionada para raparigas até aos 17 anos, a partir de uma certa idade, a vacinação deixa de ser recomendada. "Em 2009 será alargado a todo o país o rastreio do cancro do colo do útero, que é a medida mais eficaz em relação aos grupos não abrangidos pela vacina", disse Ana Jorge (Ministra da Saúde).


Só na primeira semana de vacinação foram vacinadas mais de 23 mil adolescentes, segundo a ministra da Saúde, em declarações nessa altura. O cancro do colo do útero mata mais de 300 mulheres por ano em Portugal
 
NOTA: na próxima sexta-feira dia 16 de Abril, pelas 15h 30, no auditório da escola Latino Coelho ir-se-à realizar uma palestra intitulada "Gostar de mim é prevenir-me!", onde será tratado o tema do HPV pela Drª. Teresa Osório (directora do Núcleo Regional do Norte da Liga Portuguesa Contra o Cancro).
Participem!!!

Andreia