segunda-feira, 1 de março de 2010

Métodos de Tratamento - Quimioterapia

Olá!
Como já devem ter reparado, hoje irei falar sobre os diversos métodos de tratamento que uma pessoa com leucemia pode realizar.

 
Existem vários tipos de tratamentos, tais como a quimioterapia, imunoterapia, radioterapia, transplante de medula óssea ou ainda uma conjunção entre vários tratamentos, a sua aplicação irá depender do tipo e da extenção da doença.

 
Quimioterapia:
A quimioterapia consiste na utilização de fármacos, para eliminar células tumorais. Dependendo do tipo de leucemia podem ser administrados um ou mais fármacos associados.
Pode-se fazer quimioterapia de várias formas:

  • Administração Oral: em comprimidos;
  • Administração endovenosa: através de uma injecção dada directamente na veia;
  • Através de um cateter: colocação de um tubo fino e flexível numa grande veia, geralmente na zona superior do peito, este método evita a necessidade de muitas injecções, que podem causar desconforto e danificar as veias e pele da pessoa;
  • Através de uma injecção administrada directamente no liquido cefalo-raquidiano: se forem detectadas células cancerígenas neste líquido, o médico poderá querer fazer quimioterapia intratecal, neste caso os fármacos são administrados directamente no liquido cefalo-raquidiano.


A quimioterapia é, na maioria das vezes, administrada por ciclos repetidos de acordo com uma regularidade especifica. O tratamento pode ser realizado durante um ou mais dias existindo depois um período de descanso para recuperação, o qual pode ser de vários dias ou até semanas, antes da próxima sessão de tratamento.

 
É possível fazer quimioterapia no hospital, no consultório médico ou até em casa, ou seja não ficam internadas, no entanto, pode ser necessário ficar no hospital, em regime de internamento durante o período de quimioterapia.

 

 
Por hoje é tudo, até para a semana!
Jé!