sexta-feira, 7 de maio de 2010

Olá a todos!

Cá estou eu novamente para vos falar um pouco sobre o cancro da mama. Hoje irei falar mais propriamente nos sinais e sintomas deste tipo de cancro. No final deste post, está o filme que foi feito pelo meu grupo, na palestra "Gostar de mim é prevenir-me!".

Ainda que idealmente o cancro da mama seja detectado no rastreio e por isso numa fase assintomática, nem sempre é assim e algumas vezes pode causar alterações físicas visíveis, que devem ser observadas com atenção.

É essencial que comunique de imediato ao seu médico:
Qualquer alteração na mama ou no mamilo, quer no aspecto quer na palpação;
Qualquer nódulo ou espessamento na mama, perto da mama ou na zona da axila e/ou clavícula;
Sensibilidade “estranha” no mamilo;
Alteração do tamanho ou forma da mama;
Retracção do mamilo (mamilo virado para dentro da mama);
Pele da mama, aréola ou mamilo com aspecto de “escamas”, vermelha ou inchada – a pele pode apresentar saliências ou reentrâncias, tipo "casca de laranja";
Secreção ou perda de líquido pelo mamilo.

Apesar de, na fase inicial, o cancro poder não causar dor, se sentir dor na mama ou qualquer outro sinal ou sintoma que não desapareça, deve consultar o médico.
Se apresentar estes sinais e sintomas, não quer dizer que tenha um cancro da mama; no entanto, é importante ser vista pelo médico, para que qualquer problema possa ser diagnosticado e tratado atempada e adequadamente.

Bom por esta semana e tudo!
Tenham um bom fimde semana.....
TJHA 
Tiago