segunda-feira, 12 de abril de 2010

Efeitos Secundários

Olá

Como as férias acabaram, aqui estou eu novamente para vos manter informados!
Ao longo de várias semanas tenho andado a falar sobre as várias formas de tratamento que uma pessoa com leucemia ou outro tipo de cancro pode realizar, hoje irei falar-vos sobre os efeitos secundários desses mesmos tratamentos.

Conforme o tratamento, assim serão os efeitos secundários. Os efeitos secundários de um tratamento podem não ser iguais nas diferentes pessoas bem como podem se modificar ao longo das secções de tratamento realizadas.

Quimioterapia

Os principais efeitos secundários são:
  • Queda de cabelo e pelos do corpo;
  • Falta de apetite;
  • Náuseas e Vómitos;
  • Diarreia;
  • feridas na boca e/ou lábios;
  • maior susceptibilidade á contrair infecções e hematomas.
Uma vez que a quimioterapia para além de afectar células cancerígenas afecta também células dos cabelos/pelos, células do aparelho digestivo e células do sangue respectivamente.

Imunoterapia

Os efeitos secundários deste tipo de tratamento variam conforme o tipo de substâncias utilizadas bem como a sua quantidade. São diferentes de pessoas para pessoa. Geralmente são comuns as erupções cutâneas ou inchaço no local da administração da injecção.

Radioterapia

Durante este processo geralmente os doentes poderam sentir-se muito cansados. Podem ainda ser verificada uma alteração na cor da pele se este tratamento estiver a ser aplicado em simultâneo com a quimioterapia.

Transplante de Células Estaminais

As pessoas que efectuam este tratamento podem sofrer infecções e ter perdas de sangue. Em alguns casos pode ainda haver rejeição provocando problemas ao nível do fígado, pele ou aparelho digestivo uma vez que as células estaminais doadas "atacam" os tecidos da pessoa que as recebe, esta situação pode ser grave, ou até fatal, e pode ocorrer em qualquer altura depois do transplante, mesmo anos mais tarde.


Por hoje é tudo, até para a semana!