quarta-feira, 2 de junho de 2010

Serviço de Saúde incapaz de responder a aumento de casos de cancro


Olá a todos !

O alerta é do Colégio de Oncologia da Ordem dos Médicos face à previsão da Organização Mundial de Saúde, que aponta para a duplicação dos casos nos próximos 20 anos.
"O sistema de saúde pode ter, efectivamente, a sua sustentabilidade em causa se as medidas corretas não forem tomadas rapidamente", disse Jorge Espírito Santo, presidente do Colégio de Oncologia da Ordem dos Médicos.
O alerta do médico surge após o relatório da Agência Internacional de Pesquisa sobre o Cancro , segundo o qual em 2030 irão registar-se cerca de 21,4 milhões de novos casos de cancro por ano e registar-se-ão 13,2 milhões de mortes, por comparação com os 12,7 milhões de novos casos e 7,6 milhões de vítimas mortais de 2008.
O oncologista adiantou, ouvido pela Lusa, que os dados agora divulgados confirmam uma previsão anterior da OMS. "Nós já trabalhamos em Portugal nessa perspectiva e na Carta de Princípios de Coimbra já incorporámos essa situação a contar com este cenário", disse.
Nessa carta, os oncologistas denunciavam o "desperdício e ineficiência" na utilização dos recursos empregues na luta contra o cancro e propunham uma "reforma na prática" da oncologia em Portugal.
Isso deverá ser feito através dos programas, que já deveriam estar em curso, de controlo do tabagismo e da obesidade e de educação para a saúde e através da aplicação dos programas de rastreio o "mais rapidamente possível", acrescentou.
Para responder a todos os casos, é necessário que "os serviços se organizem e que tenham recursos humanos, meios técnicos e, sobretudo, meios financeiros adequados".
Dezasseis meses depois de os oncologistas terem alertado para a situação, Jorge Espírito Santo afirmou que o "impacto prático" desse alerta ainda não foi o desejado, apesar de já terem sido registados alguns avanços, como a criação, pelo Governo, do documento "Requisitos para a Prática da Oncologia", em fase de elaboração final.

É desta forma que me despeço de todos vocês!
Tanto eu como os meus colegas esperamos ter sido muito úteis 
NÃO SE ESQUEÇA DE CUIDAR DE SI. NÃO ARRISQUE, POIS ISSO PODE SAIR-LHE BASTANTE CARO!!

COM SAUDADES,
Andreia