quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Campanha da Liga Portuguesa Contra o Cancro distinguida em Bruxelas!

Olá a todos!
Desde já espero que tenham tido uma óptima semana, hoje vou falar-vos de algo que orgulha qualquer um de nós, portugueses...

A Liga Portuguesa Contra o Cancro recebeu no dia 26 de Janeiro, um prémio europeu, em Bruxelas, pelas suas campanhas de informação sobre o cancro do colo do útero. Portugal ainda está longe da cobertura nacional do rastreio.

O prémio, atribuído pela Associação Europeia Contra o Cancro do Colo do Útero (ECCA), é entregue no âmbito da semana europeia dedicada à prevenção daquela doença 20 a 26 de Janeiro).
O prémio "Pérola da Sabedoria" distingue o projecto "Passa a Palavra" de sensibilização para o cancro do colo do útero e significa um reconhecimento internacional da actividade muito grande da Liga para informar, sensibilizar e educar.
As dificuldades em lá chegar devem-se em parte à falta de meios, que a Liga não tem ajuda do Estado.
Na cimeira serão avaliados os resultados dos programas de prevenção do cancro do colo do útero. A este nível Portugal está ainda muito longe da cobertura nacional do rastreio, estando limitado ainda à região Centro e Alentejo e estando planeado o seu arranque na região Norte. Mas a ambiciosa meta do Governo é ter todo o território coberto até 2011.
Na União Europeia os programas de rastreio estão implementados a nível nacional em 14 países, não existindo programas organizados em oito.
O cancro do colo do útero é uma das doenças em que a prevenção é mais eficaz. Basta fazer o chamado Papanicolau, um exame que não provoca dor e em que se recolhem células com uma pequena espátula. Todas as mulheres devem fazê-lo entre os 25 e 65 anos, inicialmente uma vez por ano, e depois de dois resultados normais de três em três anos.

Felizmente não só Portugal, mas também a Europa, em geral, já progrediu nesta área, o que é muitíssimo importante a PREVENÇÃO.

Espero ter-vos sido útil, com o assunto que vos trouxe esta semana.
Beijinhos

Andreia