quarta-feira, 3 de março de 2010

Cancro é a segunda causa de morte em Portugal

Olá!

Será que todos os portugueses têm noção do impacte do cancro na nossa sociedade?
Pois, é este o tema que vos trago esta semana.

A verdade é que o cancro é a segunda causa de morte no nosso país, estando em primeiro lugar as doenças cardiovasculares.

Isto , porque em 2003 o cancro vitimou 22,711 portugueses, sendo, por isso, a segunda causa de morte em Portugal, segundo dados apresentados no 6º Congresso Nacional de Enfermagem Oncológica, por Maria José Bento, do IPO Porto.
Mais de 22 mil portugueses morreram de cancro em 2003. Os dados foram apresentados no VI Congresso Nacional de Enfermagem Oncológica, que decorreu em Oliveira de Azeméis, organizado pela Sociedade Portuguesa de Enfermagem Oncológica (SPEO) e que assenta numa temática transversal aos cuidados em oncologia, desde a prevenção até ao tratamento.
A principal causa de morte por cancro é o cancro colorrectal, que representa 14 por cento do total destas mortes.
O cancro do pulmão surge logo a seguir, com 13,9 %, seguido pelo do estômago, com 11%, e pelo da mama, com sete por cento.`
É de salientar que o cancro do pulmão é o que mais afecta os homens (19 por cento), enquanto o da mama atinge mais a mulher (17 %).
Segundo os dados elaborados pelo Instituto Nacional de Estatística, os distritos que apresentam a maior taxa de mortalidade por cancro são Beja, Setúbal, Lisboa, Porto e Viana do Castelo.
De acordo com um comunicado da SPEO, «as taxas de cancro podem aumentar cerca de 20% até 2020, cabendo à enfermagem oncológica um papel primordial no tratamento do cancro e fundamentalmente, na prevenção».

Para ficar elucidado, visulize o vídeo relativo ao Cancro da mama em Portugal.

http://www.youtube.com/watch?v=PzsDDWwhRtw

Boa semana!

Andreia
TJHA