quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Cancro do Colo do Útero

Olá amigos!


Espero que a vossa semana esteja a correr bem. Desta vez, vou falar-vos do Cancro do Colo do Útero e na sua PREVENÇÃO.
O cancro do colo do útero não tem que ser uma fatalidade, porque é possível prevenir: em Portugal esta disponíveil uma vacina, estando uma delas incluida no Plano de Vacinação.

O vírus do Papiloma Humano (HPV) é o responsável pelo surgimento deste tipo de cancro, obviamente nas mulheres. No entanto, é durante o contacto íntimo (envolvendo ou não o acto sexual) que ocorre a exposição a qualquer um dos seus tipos. E a infecção pode tornar-se persistente, quando ao longo do tempo as células do colo do útero se forem transformando em malignas.
Mas atenção, há mulheres com um risco acrescido, é o caso das que iniciaram precocemente a sua vida sexual, logo as células do colo uterino eram ainda muito imaturas. É também o caso das mulheres que têm vários parceiros, pois é maior a probabilidade de serem infectadas. E não só, também as senhoras que possuem doenças sexualmente transmissíveis ou que sejam fumadoras, estão muito susceptíveis à ocorrência de alterações nas células.
Para que isto não lhe aconteça é essencial vigiar a sua saúde, este simples diagnóstico - Citologia - permite salvar vidas e para o fazer basta visitar o ginecologista.
NÃO SE ESQUEÇAM SENHORAS E MENINAS!
Já agora, vos informo que de 20 a 26 de Janeiro comemora-se a Semana Europeia da Prevenção do Cancro do Colo do Útero, porque nunca é demais relembrar qual a importância da prevenção da infecção por este vírus.
Bem, da minha parte esta semana é tudo, espero que vos tenha sido útil!

Até para a semana Amigos! beijinhos! =)
Andreia