sexta-feira, 26 de março de 2010

conheça melhor a mama!!

Olá a todos, hoje irei falar mais sobre o orgão afectado no cancro da mama-a mama!

As mamas são glândulas secretoras e estão situadas diante dos músculos peitorais que, por sua vez, cobrem as costelas.

A mama feminina é  constituída por lóbulos, ductos e estroma. Cada mama encontra-se dividida em 15 a 20 secções, os chamados lobos. Por sua vez, os lobos são constituídos por muitos lóbulos, mais pequenos; é aqui que se encontram as células que produzem o leite. O leite flui dos lóbulos, até ao mamilo, através de uns canais finos, os ductos – galactóforos.

Entre os lóbulos e separando a glândula da pele e da parede torácica está o estroma, constituído por tecido adiposo (gordura) e tecido conjuntivo que rodeia e suporta os ductos, lóbulos, vasos sanguíneos e linfáticos.

O mamilo situa-se no centro da aréola (habitualmente mais escura que o resto da pele da mama.

As mamas podem ter tamanhos, formas e consistências variadas e, durante a vida, essencialmente dependentes das alterações hormonais que a mulher sofre ao longo da vida (idade,ciclo menstrual,gravidez, da menopausa)

Para facilitar a localização das alterações observadas na mama é frequente a divisão em quatro partes (quadrantes) ;pode, ainda, ser utilizada a analogia com as horas, ou seja, “recorrendo aos ponteiros do relógio” para identificar um tumor.

A mama tem, ainda, vasos sanguíneos que transportam o sangue e vasos linfáticos, que transportam a linfa. Os vasos linfáticos terminam nos gânglios linfáticos (órgãos pequenos e arredondados).

Na região da mama, existem vários grupos de gânglios linfáticos: nas axilas (debaixo do braço), acima da clavícula e no peito (atrás do esterno); existem, ainda, gânglios linfáticos em muitas outras partes do corpo.

A principal função dos gânglios linfáticos é "prender" e reter “substâncias estranhas” ao nosso organismo que circulem no sistema linfático, como as bactérias, as células cancerosas ou outras substâncias estranhas. Funcionam como se fossem pequenos filtros.

Quando as células de cancro da mama entram no sistema linfático, podem ser encontradas nos gânglios linfáticos na região da mama (gânglios regionais) e detectadas através de exames específicos.

Tenham umas boas férias!
regressamos dia 12 de Abril com muitas surpresas.... 
TJHA