sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Haverá alterações celulares benignas e pré-malignas na próstata?

Olá a todos e sejam bem-vindos ao nosso blogue!
Tal como diz o título, vou-vos falar o que pode acontecer na próstata do homem.
Para que possa ser feito o diagnóstico de um cancro, é necessário fazer uma biópsia, ou seja, recolher uma amostra do tumor e proceder à sua análise; só a análise do tecido tumoral - estudo anatomopatológico - permite determinar e concluir se a lesão corresponde, ou não, a cancro.

Existem diferentes tipos de alterações benignas das células, entre as quais a hiperplasia que, na próstata, é frequente depois dos 50 anos.
A hiperplasia corresponde ao aumento do número de células, que se dividem mais rapidamente do que o habitual, no tecido de uma área específica.
A hiperplasia benigna da próstata (HBP) corresponde ao crescimento anormal de células prostáticas benignas. Nesses casos, a próstata aumenta de volume e exerce pressão contra a uretra e bexiga, interferindo com o fluxo normal de urina.

A HBP é um problema muito comum, embora seja benigno. A maioria dos homens, com mais de 50 anos, apresentam sintomas de HBP. Para alguns homens, os sintomas tornam-se tão graves que necessitam de tratamento.
Muitos médicos acreditam que o cancro da próstata pode começar com uma lesão pré-cancerosa, chamada neoplasia intraepitelial prostática (PIN); nesta situação, as células da próstata apresentam algumas alterações, mas ainda não são invasivas. A PIN pode ser de baixo grau, se as células ainda são quase normais, ou de alto grau, se as células já têm muitas alterações. Os doentes que têm PIN de alto grau têm cerca de 20% de probabilidade de ter cancro e, por isso, devem ter uma vigilância médica apertada; se necessário, devem repetir a biópsia, especialmente nos casos em que a biópsia inicial não tinha amostras de todas as partes da próstata.
Pode, também, aparecer na biópsia, a chamada pequena proliferação acinar atípica (ASAP) ou simplesmente "atípia". Nestes casos, a probabilidade de haver cancro é de aproximadamente 40 a 50%. Muitos médicos recomendam a repetição da biópsia a curto prazo.
Outra situação que pode encontrar-se na biópsia


peço desculpa por este video estar em brasileiro, mas são estas as condições! espero que percebam este video!!

Até para a semana!
TJHA!!!
Tiago