sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Factores de risco


Ola companheiros!


Espero que tenham tido uma boa semana de aulas ou de trabalho porque eu também tive!

Hoje irei continuar o que tinha começado na ultima sexta-feira. Então irei falar dos factores de risco mais importantes para contrair essa doença.
Muitas vezes, os médicos não conseguem explicar porque é que uma pessoa desenvolve cancro e outra não. No entanto, a investigação demonstra que determinados factores de risco aumentam a probabilidade de uma pessoa vir a desenvolver cancro.

Então mundialmente, o tabagismo, a exposição solar, alguns vírus e bactérias, uma dieta pobre, falta de exercício e o excesso de peso, são os factores de risco mais elevado para contrair o cancro.
Gostava que soubessem que nem tudo causa cancro! Um exemplo, é uma ferida, um inchaço ou uma equimose não causam o cancro, bem como quem tiver cancro não o transmite ou que não tiver também não o contrai por contacto!
Gostava de referir que é bom todos nós termos uma boa alimentação, fazer regularmente exercício físico, deixar alguns vícios tal como o alcoolismo e o tabagismo, trazer sempre em dia as vacinas (como o caso da vacina da prevenção do cancro do colo do útero). Se os meus ilustres companheiros suspeitarem de alguma diferença no seu corpo, há que recorrer ao médico de família, para fazer exames regularmente, e alterar certos hábitos de vida.

Bom por hoje é tudo!
Conto com vocês para a semana, para vos falar sobre o papel da genética na detecção do cancro, nos sintomas e no diagnóstico.
Gostava de os deixar a pensar até sexta-feira, portanto aqui vai o meu desafio:

será que o cancro da mama transmite-se de geração em geração?!

Bom aqui fica a questão!



Bom fim de semana!!

TJHA!

1 comentário:

Anónimo disse...

Ora bem... Prometi que vinha comentar o vosso blogue e aqui estou eu. Fico muito feliz por ver o vosso trabalho! Não desistam. O vosso tema é muito importante e as pessoas devem tomar consciência do que é o Cancro. Muitos beijinhos MSMC