sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Olá amigos!


Hoje foi um dia muito especial para o grupo. Sabem porquê?

Eu vou vos contar:

fomos ao Hotel de Lamego com a nossa professora de Área de Projecto, Helena Beatriz, conversar com a senhora doutora Teresa Osório... UI! Foi demais! Para além de pedirmos materiais para as nossas vendas e para as exposições, também combinamos uma data para o nosso produto final! Curiosos?! Mas ainda não posso revelar esta informação!

Também tenho que vos pedir desculpas por a minha colega não fazer o post a Quarta-feira, mas ela teve uns problemas com o PC dela! Enfim...



então hoje eu vou concluir tudo o que tenho dito até hoje com um vídeo!





E para a semana, vou começar a abordar o tema do cancro da próstata.
Bom mas até lá tenham uma boa semana, se tiverem testes como nós BOA SORTE!
E... TJHA
Tiago

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Um corpo livre de marcas de “bikini”?

Olá amigos!

Esta semana vou falar-vos sobre uma das grandes tendências que, à qual muitas pessoas aderem quando chega o sol e os calorosos dias de verão, que podem provocar cancro da pele.
Mesmo depois de terem tanta informação disponível em campanhas de sensibilização e com conselhos dos dermatologistas, muitas mulheres arriscam a sua saúde, ao se estenderem na areia em nu quase completo, em busca do bronzeado o mais integral possível.
A verdade é que quando os raios ultravioleta, provenientes do sol, atingem a pele, e uma parte dessa radiação é difundida nos tecidos, vai fazer com que haja um envelhecimento  cutâneo precoce. Com o passar dos anos, a pele vai perdendo naturalmente a sua tonicidade. Por isso, é muito importante evitar estar ao sol no horário mais perigoso – 11h até 16h – e, claro utilizar o protector solar
Logo, para bem da nossa saúde é necessário seguir várias regras para um bom uso do sol. Já sabem meninas, quando o Verão chegar nada de exageros!


Bem, resta-me desejar-vos o resto de uma boa semana! Até à próxima, beijinhos.
Andreia

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Olá !


Aqui estou eu novamente! Hoje vou dar continuidade ao que vos disse na semana passada, falando dos tipos de leucemia mais frequentes e da forma como eles se organizam.


Há duas formas de agrupar os vários tipos de leucemia existentes: através rapidez do desenvolvimento da doença e seu agravamento e através do tipo de glóbulos brancos afectados.

Relativamente á rapidez do desenvolvimento da doença e o seu agravamento podemos ter:


• Leucemia Crónica (piora lentamente): no inicio os glóbulos brancos anormais existentes no sangue ainda vão desempenhando o seu trabalho, até que lentamente a leucemia vai piorando á medida que as células tumorais aumenta.


• Leucemia Aguda (piora rapidamente): a maioria dos glóbulos brancos existentes no sangue são anormais, devido á sua rápida multiplicação, não podendo por isso desempenhar as suas funções correctamente.


No que diz respeito ao tipo de glóbulos brancos afectados podemos ter:


• Leucemia Linfocítica: apresenta anomalias em células linfóides;


• Leucemia Mielóide: apresenta anomalias em células mielóides.


Deste modo existem portanto quatro tipos de leucemia distintos, sendo eles:


• Leucemia Linfocitica Crónica (LLC): responsável por 7000 novos casos todos os anos. Geralmente não apresenta sintomas. É mais frequente em pessoas com mais de 55 anos, sendo por isso raro manifestar-se em crianças;


• Leucemia Mielóide Crónica (LMC): responsável por 4400 novos casos todos os anos. Geralmente manifesta-se em adultos;


• Leucemia Linfocitica Aguda (LLA): responsável por 3800 novos casos todos os anos. É mais frequente em crianças, mas podendo se manifestar também em adultos;


• Leucemia Mielóide Aguda (LMA): responsável por 10600 novos casos todos os anos. Afecta tanto adultos como crianças.






Boa noite!


Até para a semana! : D


Jé!

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

OLA!!!!!

Olá!!!!


espero que esta semana tenha sido ainda melhor do que a ultima...

então eu tenho imenso prazer de vos manter informado sobre o que se tem passado, assim o que tenho para vos contar, é que o nosso grupo juntou-se a outro grupo para as vendas do dia de São Valentim, e um dos produtos já decididos para venda são pulseiras com o nome gravado, gostaríamos que encomendassem para nós fazermos!!!



Indo agora ao prometido:

Espero que tenham passado a semana a pensar sobre o desafio que eu vos propus! Bem a resposta é que o cancro da mama tem probabilidades aparecer na descendência, se a progenitora tiver histórico deste tipo de cancro.



Quais são os sintomas de cancro?!

Se eventualmente alguém sentir que não anda bem consigo mesmo, estar incomodada com o seu corpo, sentir-se cansada, o melhor é dirigir-se a um medico para fazer exames. É preciso ter em conta que o cancro numa fase inicial não causa dor, mas numa fase muito avançada provoca alguns sintomas do que eu apresentei.



Há vários tipos de exames perceptíveis para a detecção do cancro, então eu vou relacionar os tipos de cancro que foram destinados para mim com os seus exames.

Cancro da mama: este tipo de cancro é visível numa mamografia, sendo muito importante que as mulheres a realizem.



ancro do colo rectal: existem muitos tratamentos para a detecção deste tipo de cancro, e os mais relevantes são a analise das fezes para a verificação de sangue presente nelas; a colonoscopia sendo feito a inserção de um tubo no recto.


Para o cancro da próstata, efectuam-se analises e o toque na glândula. Também é bom salientar que qualquer tipo de cancro também pode ser detectado efectuando uma biopsia!




http://www.youtube.com/watch?v=90cJUHOMzVk


Bom meus caros e ilustres seguidores por hoje é tudo para a semana espero ter uma grande notícia muito esperada pelo meu grupo..curiosos??? hum...não se esqueçam de visitar...

até para a semana!!!!!!!!!

TJHA!!!

ah antes que eu me esqueça, e como eu prometi, vou explicar uma pequena dúvida em relação às siglas do nosso grupo: então como já sabem o T vem de Tiago, o J vem de Jessica, o H vem da Helena que era um membro do nosso grupo só que infelizmente mudou de turma por fim o A vem da Andreia!!

XAU

beijos e abraços!!!!!!

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Cancro do Colo do Útero

Olá amigos!


Espero que a vossa semana esteja a correr bem. Desta vez, vou falar-vos do Cancro do Colo do Útero e na sua PREVENÇÃO.
O cancro do colo do útero não tem que ser uma fatalidade, porque é possível prevenir: em Portugal esta disponíveil uma vacina, estando uma delas incluida no Plano de Vacinação.

O vírus do Papiloma Humano (HPV) é o responsável pelo surgimento deste tipo de cancro, obviamente nas mulheres. No entanto, é durante o contacto íntimo (envolvendo ou não o acto sexual) que ocorre a exposição a qualquer um dos seus tipos. E a infecção pode tornar-se persistente, quando ao longo do tempo as células do colo do útero se forem transformando em malignas.
Mas atenção, há mulheres com um risco acrescido, é o caso das que iniciaram precocemente a sua vida sexual, logo as células do colo uterino eram ainda muito imaturas. É também o caso das mulheres que têm vários parceiros, pois é maior a probabilidade de serem infectadas. E não só, também as senhoras que possuem doenças sexualmente transmissíveis ou que sejam fumadoras, estão muito susceptíveis à ocorrência de alterações nas células.
Para que isto não lhe aconteça é essencial vigiar a sua saúde, este simples diagnóstico - Citologia - permite salvar vidas e para o fazer basta visitar o ginecologista.
NÃO SE ESQUEÇAM SENHORAS E MENINAS!
Já agora, vos informo que de 20 a 26 de Janeiro comemora-se a Semana Europeia da Prevenção do Cancro do Colo do Útero, porque nunca é demais relembrar qual a importância da prevenção da infecção por este vírus.
Bem, da minha parte esta semana é tudo, espero que vos tenha sido útil!

Até para a semana Amigos! beijinhos! =)
Andreia

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Olá!


Tenho um pedido de desculpa a fazer, pois na semana passada esqueci-me completamente de me despedir.
Mas garanto que vos vou compensar :D

Devido a um problema informático não foi possivel que eu deixa-se aqui o meu post na segunda-feira, por isso aqui estou eu hoje para vos manter informados!

Para isso vou-vos falar sobre o que é a Leucemia.



LEUCEMIA

A leucemia é um cancro que tem origem nas células sanguineas.

As células do sangue formam-se numa substância mole que existe no interior dos ossos, chamada médula óssea. E vai ser aí que a maioria das células produzidas vai sofrer um processo de amadurecimento e diferenciação, ou seja vão "crescer" e adequirir funções especificas. Como podemos constactar o sangue é constituido por células diferentes nomeadamente os glóbulos brancos, os glóbulos vermelhos e ainda as plaquetas.

O mesmo não acontece nas pessoas com leucemia.

A médula óssea vai começar a produzir glóbulos brancos anormais, e esses ao longo do tempo vão superar a quantidade de glóbulos brancos normais existentes no sangue. Tornando-se, assim, cada vez mais dificil que o sangue cumpra as suas funções.



Bem espero que tenha ajudado a tirar as tuas dúvidas.
Adeus!
Até para a semana!

Jé!

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Factores de risco


Ola companheiros!


Espero que tenham tido uma boa semana de aulas ou de trabalho porque eu também tive!

Hoje irei continuar o que tinha começado na ultima sexta-feira. Então irei falar dos factores de risco mais importantes para contrair essa doença.
Muitas vezes, os médicos não conseguem explicar porque é que uma pessoa desenvolve cancro e outra não. No entanto, a investigação demonstra que determinados factores de risco aumentam a probabilidade de uma pessoa vir a desenvolver cancro.

Então mundialmente, o tabagismo, a exposição solar, alguns vírus e bactérias, uma dieta pobre, falta de exercício e o excesso de peso, são os factores de risco mais elevado para contrair o cancro.
Gostava que soubessem que nem tudo causa cancro! Um exemplo, é uma ferida, um inchaço ou uma equimose não causam o cancro, bem como quem tiver cancro não o transmite ou que não tiver também não o contrai por contacto!
Gostava de referir que é bom todos nós termos uma boa alimentação, fazer regularmente exercício físico, deixar alguns vícios tal como o alcoolismo e o tabagismo, trazer sempre em dia as vacinas (como o caso da vacina da prevenção do cancro do colo do útero). Se os meus ilustres companheiros suspeitarem de alguma diferença no seu corpo, há que recorrer ao médico de família, para fazer exames regularmente, e alterar certos hábitos de vida.

Bom por hoje é tudo!
Conto com vocês para a semana, para vos falar sobre o papel da genética na detecção do cancro, nos sintomas e no diagnóstico.
Gostava de os deixar a pensar até sexta-feira, portanto aqui vai o meu desafio:

será que o cancro da mama transmite-se de geração em geração?!

Bom aqui fica a questão!



Bom fim de semana!!

TJHA!

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Importante Prevenir !

Olá amigos!
Sou a Andreia, e vou ser eu quem vos irá informar todas as quartas-feiras, ao longo deste ano, sobre:
- Cancro da Pele;
- Cancro do Colo do Útero
- outras curiosidades e novidades relacionadas com o cancro.

Hoje vou começar por vos falar sobre o Melanoma - um tipo de Cancro da Pele.

Por vezes, os comuns sinais que cada um de nós possui são os que denunciam - o melanoma - o tipo de cancro da pele mais grave. É o preço que, muitas vezes, se paga pela abusiva exposição aos raios solares.

São extremamente preocupantes, os cerca de 10 mil casos de cancro cutâneo, que todos os anos surgem em portugal. A radiação ultravioleta, por sua vez, é culpada pelo melanoma, que provém das radiações solares, lâmpadas solares e das câmaras de bronzeamento.
No entanto, as pessoas de pele mais clara são as mais vulneráveis, já que possui menos quantidade de melanina (pigmento que confere à pele o seu tom natural), logo menos protegida esta se encontra das radiações ultravioleta. Como consequência, estas pessoas desenvolvem o melanoma com mais frequência, sendo importante o uso de protector solar.
O melanoma pode ser detectado caso haja alterações nos sinais, como já foi referido anteriormente, se neste surgirem alterações (na sua forma, cor ou textura). Logo a seguir a esta identificação, a primeira coisa a fazer é consultar um médico.
Por isso, MAIS VALE PREVENIR, para isso VISITE O SEU MÉDICO REGULARMENTE!

Bem e assim me despeço, até para a semana! :)
Beijinhos
Andreia

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010


Olá a todos!
Eu sou a Jessica e vou ser eu que vos vai manter informados não só sobre o que é um cancro e como se forma mas também sobre a leucemia e o cancro do pulmão.

O que é o cancro ?

O cancro é uma proliferação anormal das células.
Normalmente, as células crescem e dividem-se para formar novas células. No seu ciclo de vida, as células envelhecem, morrem e são substituídas por novas células.
Algumas vezes, este processo corre mal formando-se assim células novas, sem que o organismo necessite e, ao mesmo tempo, as células velhas não morrem. Este conjunto de células extra forma um tumor.
Nem todos os tumores correspondem a cancro.
Os tumores podem ser benignos ou malignos.

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Oncologia


Ola amigos!
Eu sou a pessoa que vai ficar encarregue de fazer os posts á sexta-feira. Ao longo deste período e do próximo que vem, irei falar sobre:
-oncologia;
-cancro da mama;
-cancro do colo-rectal;
-cancro da próstata.
Hoje meus caros e ilustres amigos, o TJHA (Tiago) vai começar a falar sobre oncologia.

O que é a oncologia?!

É uma especialidade médica que estuda os cancros (tumores malignos) e a forma de como essas doenças se desenvolvem no organismo, procurando o seu tratamento.

Como se trata um doente com cancro?!

Cada tipo de cancro tem um tratamento específico: cirurgia, radioterapia, quimioterapia, entre outras possibilidades, podendo ser por vezes necessária a combinação de tratamentos.
O tratamento oncológico é sempre muito individualizado, sendo importante observar as necessidades e possibilidades terapêuticas de cada paciente. Pode ter intenção curativa ou paliativa
(alivio dos sintomas tendo como objectivo uma melhoria da qualidade de vida).

Bom meus caros amigos por hoje é tudo!
Um grande abraço...
bom fim-de-semana!
TJHA!

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

olá!!!


Boa tarde a todos!
Nós somos alunos da escola secundária Liceu Latino Coelho, e é no âmbito da disciplina de Área de projecto que desenvolvemos este blog.
O nosso tema é "Oncologia – A Sociedade Responde?". Com este blogue pretendemos transpor toda a informação do grupo para a sociedade, em posts, vídeos e imagens. Esperemos que gostem e que comentem. Para finalizar os nossos posts serão feitos três vezes por semana, sempre com uma pessoa diferente.
Obrigado..
esperamos que gostem!
Os tjha:
-Tiago;
-Jessica;
-Andreia.